julho 15, 2011

PAP adesivo de parede em tecido!

Faz tempo que eu não apareço por aqui né? Mas hoje venho com um post bem legal pra vocês: um PAP (passo-a-passo) de um adesivo de parede feito em tecido!
Já que eu não tinha grana pra uma luminária de verdade, eu fiz um adesivo!
Mas de onde eu tirei essa idéia mirabolante? Há tempos que venho vendo a têndência dos adesivos de parede como forma prática e rápida de decorar e redecorar ambientes. É muito grande a variedade de lojas que oferecem esse tipo de produto. Maior ainda é a variedade de PAP’s e vídeos que ensinam a fazer seus próprios adesivos usando o contact, por exemplo.
Não faz muito tempo que surgiram os adesivos feitos em tecido. A loja virtual Lots of Me oferece alguns adesivos em tecido auto-colante e garante que eles são reposicionáveis (o que eu duvido um pouco, pois acho que a cola pode se perder um pouco ao retirar o adesivo e colocá-lo em outro lugar). Uma outra invenção, que ainda não vi pessoalmente, são os tecidos adesivados como os da Flok que são impermeabilizados e são divididos em diversos tipos de formatos e tamanhos de acordo com o tipo de aplicação: folhas, azulejos, palmilhas (simmm para colocar em havaianas!), tela duplaface (permite impermeabilização de qualquer tecido comum), recortes (são aplicações prontas em diversos desenhos muitos fofos) e feltro.
Como tanto o adesivo em tecido quanto o tecido adesivado são um tanto quanto caros ou não são muito fáceis de se achar, eu inventei uma forma simples e barata de se fazer um adesivo em tecido. Primeiro eu fiz um modelinho delâmpada pra testar a durabilidade e não é que o adesivo está perfeito coladinho na parede 6 meses depois? Então chega de conversa e vamos ao que interessa!
Você vai precisar de:
  • Desenho do que quiser transformar em adesivo;
  • Retalhos de tecido um pouco maior do que o desenho;
  • Papel termocolante dupla face (daquele utilizado em patchcolagem);
  • Lápis, tesoura, ferro de passar roupa.
PASSO 1 - Com o desenho em mãos, pegue o papel termocolante e, com a parte lisa para cima, risque com o lápis o contorno do desenho.
Depois de muito tempo pedindo o meu namorado, que é designer, fez o desenho da luminária que eu queria!
O papel termocolante dupla face tem um lado que é mais crespinho (parte termocolante) e outro liso (parte adesiva)!
Desenho todo riscado!
PASSO 2 - Com a tesoura, recorte o desenho deixando uma margem a partir do risco.
Não pode cortar sobre o risco mas sim com uma margem a partir do risco! Reparem que eu fiz o desenho da lâmpada separado, pois queria que ela ficasse com um tecido diferente!
PASSO 3 - Com o tecido do avesso coloque o papel termocolante com a parte lisa virada para cima e passe o ferro quente. Você deve contar mais ou menos 10 segundos com o ferro em cima do papel.
O lado liso do papel tem que ficar para cima, senão o papel gruda no ferro!
PASSO 4 - Assim que esfriar um pouco, recorte o desenho no risco.
Agora sim recorte sobre o risco!
Repare que funciona como um espelho: o trabalho final fica do lado inverso do trabalho inicial como se estivesse sido espelhado!
PASSO 5 - Retire a película adesiva e cole na parede.
Dica: vá retirando a película aos poucos conforme for aplicando na parede para que o adesivo fique colado perfeitamente!
Observações:
  • Se o desenho for composto por várias partes e cada uma delas for composta por um tecido diferente, cada uma dessas partes deve ser riscada separadamente no papel termocolante;
  • Se o adesivo ficar torto ele até pode ser descolado e reposicionado, porém a cada vez que se fizer isso ele vai perder um pouco da cola e esta ficará na parede;
E aí o que acharam?