maio 04, 2011

CHEESECAKE DE FRUTAS para o Banho por Peter Paiva

CHEESECAKE DE FRUTAS para o Banho por Peter Paiva

CHEESECAKE DE FRUTAS para o Banho por Peter Paiva
Material Utilizado:
Material necessário para a 1ª camada:

- 1kg da base glicerinada branca
- 60ml do extrato de avelã
- 80ml de essência de doce de leite
- 100ml de lauril líquido
- pigmento marrom e amarelo

Material necessário para a 2ª camada:

- 1,5 kg da base glicerinada branca
- 80ml do extrato de avelã
- 150ml do lauril líquido
- 2 colheres de óleo de coco babaçu
- 60ml da essência de kiwi
- 60ml da essência de morango silvestre

Material de Apoio:

- Base para corte
- Faca sem serra
- Panelas esmaltadas
- Fogão elétrico
- Espátula de silicone
- Dosador de líquidos
- Bacia plástica
- Batedor de claras (fuet)
- Plástico transparente
- Forma retangular
Modo de fazer:
Modo de fazer

Com a faca pique as base glicerinadas, coloque nas panelas esmaltadas e leve à fonte de calor, assim que estiver em estado líquido, retire do fogo.
Em 1kg de base branca adicione as propriedades solicitadas para a 1ª camada, misture bem para que fique homogêneo e com o auxílio do fuet, bata a base, espume-a bastante até que ela engrosse e fique no ponto de massa de bolo. Espatule para não empelotar e em seguida despeje na forma. Reserve.
Em 1,5kg base branca adicione as propriedades solicitadas para a 2ª fase e misture bem. Com a ajuda do fuet, bata até ficar cremoso e em seguida despeje sobre a primeira camada, que já criou uma película fina que não deixará misturar as cores.
Com a ajuda de um palito, risque um pouco a emenda entre as duas camadas para que fixe bem e não solte uma da outra no banho.
Para a montagem, risque os cortes com a ponta da faca para limitar onde serão posicionadas as frutas, posicione as frutas sobre o cheesecake (ultima camada) e para finalizar e dar um toque mais suculento às fatias, prepare um pouco de base transparente com as propriedades do maracujá, espere ficar mais fria e gelatinosa e despeje sobre todos os pedaços.
Bom para finalizar esta produção você irá esperar ficar fria, rígida e desenformar. Para embalar, utilize o celofane BOPP que além de dar um acabamento muito profissional aos nossos sabonetes, ele mantém a qualidade do produto vedando qualquer tipo de troca de umidade com o ambiente externo, sendo assim ele conserva e macera a essência e as propriedades do nosso produto. Não esqueça também de colocar a etiqueta indicativa e de segurança no verso da embalagem.

COMPOTA DE FRUTAS

COMPOTA DE FRUTAS PARA O BANHO POR PETER PAIVA

COMPOTA DE FRUTAS PARA O BANHO POR PETER PAIVA
Material Utilizado:
Material Utilizado:

· 1/2kg da base glicerinada transparente
· 125g da base glicerinada branca
· 50ml da essência de abacaxi
· 30ml do extrato glicólico de abacaxi
· 50ml de lauril líquido
· Corante cosmético a base de água nas cores amarela e marrom

Material de Apoio:

· Base para corte
· Faca sem serra
· Panelas esmaltadas
· Fogão elétrico
· Espátula de silicone
· Dosador de líquidos
· Forma de silicone da fatia de abacaxi
· Pote de vidro para compota
Modo de fazer:
Modo de Fazer:

Com a faca pique a base glicerinada transparente em cubos, coloque na panela esmaltada e leve a fonte de calor. Repita o mesmo processo com a base glicerinada branca. Quando as bases estiverem em estado liquido, retire-as do fogo.
Na glicerina transparente acrescente a essência, o extrato e o lauril líquido, misture muito bem e em seguida acrescente os dois corantes aos poucos até chegar na tonalidade do abacaxi natural.
Com cuidado despeje esta base glicerinada transparente nas formas de silicone e em seguida despeje um fio da base glicerinada branca por toda a volta da rodela do abacaxi. Para dar o efeito igual ao da fruta, com a ajuda de um palito, misture um pouco as duas bases. Espere esfriar. Depois que o sabonete estiver frio e rígido desenforme.
Agora basta posicionar aproximadamente 8 fatias dentro do vidro de compota e para dar um charme, faça o acabamento com um tecido em cada tampa e arremate com uma fita de cetim.

Por Peter Paiva
Dúvidas e matéria-prima – 11 55945749
www.peterpaiva.com.br

BARRA ROMANTIC PARA O BANHO

Material necessário para a Barra Camurça:
- 1/2kg da base glicerina branca
- 20ml do extrato de amêndoa
- 30ml da essência de algodão doce
- 40ml de lauril
- pigmento para cosmético nas cores marrom, laranja e amarelo
Material necessário para a Barra Rosa Claro:
- 1/2kg da base glicerinada branca
- 20ml do extrato
- 20ml da essência de cereja
- 40 de lauril
- pigmento para cosmético rosa
Material necessário para a montagem da barra final:
- 600g da base glicerinada branca
- 50ml da essência de algodão doce
- 10ml da essência de cereja
- 40ml do extrato de amêndoa
- 50ml de lauril
Material de Apoio:
- Base para corte
- Faca sem serra
- Panelas esmaltadas
- Fogão elétrico
- Espátula de silicone
- Dosador de líquidos
- Cortador de coração em inox (3 tamanhos)
- Plástico transparente
- Forma retangular
Modo de fazer:
Para começar derreta 1 kg da base glicerinada branca em uma panela esmaltada, com a ajuda do fogão elétrico e assim que derreter retire da fonte de calor.
Divida esta base em duas partes e faça a base marrom e rosa com os materiais solicitados acima e despeje cada um em uma forma retangular já pré preparada e reserve.
Para a montagem assim que estas 2 bases estiverem frias e desenformadas, corte fatias de aproximadamente 2cm e com o cortador de inox corte os corações maiores (aprox.6cm) nas duas cores. Agora com o cortador uma fase menor (aprox. 3cm) corte o centro de cada coração feito anteriormente e em seguida corte o centro destes segundos corações com o cortador menor (aprox.1,5cm). Reserve.
Agora é a hora da montagem final, já com os corações separados, forre a forma retangular para 1kg (aprox. 7x9x23cm) e posicione os corações no mesmo sentido, em várias posições paralelas como ilustrado na foto e reserve. Uma boa dica é marcar o local de cada corte para posicionar a fase dos corações corretamente para que cada corte fique no centro da espessura de cada coração, assim todos os cortes serão perfeitos.
Para finalizar e chumbar toda montagem, despeje na forma a base glicerinada branca já em temperatura suportável ao toque com todas as propriedades solicitadas para esta etapa, complete a forma até a borda e reserve. Assim que estiver solidificada totalmente, desenforme e corte em fatias de aproximadamente 2,5 cm. Embale com o celofane BOPP 20x25cm e coloque a etiqueta de segurança no verso.
Boa sorte e está pronta a sua barra Romantic que pode ser feita em vários tons diferentes e agradar todos que amam.

Estudo provoca polêmica ao revelar que dieta com baixo teor de sal é inefetiva


The New York Times
Um novo estudo revelou que as dietas com baixo teor de sal aumentam o risco de morte provocada por ataques cardíacos e derrames e não previne a hipertensão arterial, mas as limitações da pesquisa significam que o debate sobre os efeitos do sal na dieta estão longe de terminar.
De fato, especialistas do Centro para a Prevenção e o Controle de Doenças dos Estados Unidos tiveram uma impressão tão forte de que o estudo continha falhas que eles o criticaram em uma entrevista, algo que esses profissionais normalmente não fazem.
Peter Briss, um médico da instituição, disse que o estudo teve dimensão muito pequena; que as pessoas estudadas eram relativamente novas, com uma média de 40 anos de idade no início do projeto; e que com poucas anomalias cardiovasculares, é difícil chegar a conclusões. E, de acordo com Briss e outros especialistas, o estudo vai de encontro às evidências que indicam que o alto consumo de sódio pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
“Neste momento, é preciso encarar esse estudo com ceticismo”, advertiu Briss.
O estudo foi publicado na edição de 4 de maio do periódico “Journal of the American Medical Association”. O projeto, que só envolveu no início indivíduos que não sofriam de hipertensão arterial, teve um caráter observacional, e foi considerado, na melhor das hipóteses, sugestivo, e não conclusivo. Ele incluiu 3.681 indivíduos europeus de meia idade que não sofriam de hipertensão arterial nem de doenças cardiovasculares. Os indivíduos tiveram a saúde acompanhada por um período médio de 7,9 anos.
Os pesquisadores avaliaram o consumo de sódio dos participantes no início do estudo e ao final mediram a quantidade de sódio excretada na urina deles durante um período de 24 horas. Todo sódio consumido é excretado na urina em um período de um dia, de forma que esse método se constitui na forma mais precisa de determinar o consumo desse elemento.
Os pesquisadores descobriram que quanto menos sal as pessoas ingerem, mais probabilidade elas têm de morrer de doenças do coração – 50 pessoas que faziam parte do grupo de um terço da amostragem total que consumia menos sal (2,5 gramas de sódio por dia) morreram durante o estudo, 24 morreram no grupo de consumo intermediário (3,9 gramas de sódio por dia) e dez no grupo de alto consumo de sal (6 grama de sódio por dia). E embora aqueles que ingeriam mais sal tivessem apresentado, em média, uma ligeira elevação da pressão sistólica – um aumento de 1,71 milímetros na pressão para cada aumento de 2,5 gramas de sal ingerido diariamente –, eles não apresentaram uma maior propensão a desenvolver a hipertensão arterial.
“Se o objetivo é prevenir a hipertensão arterial com um menor consumo de sódio, o estudo revela que isso não funciona”, afirmou o principal autor do estudo, o médico Jan A. Staessen, professor de medicina da Universidade de Leuven, na Bélgica.
Mas Briss afirma que dentre os outros problemas apresentados pelo estudo está o fato de que aqueles indivíduos que pareciam consumir a menor quantidade de sal forneceram menos urina do que os que consumiram mais, o que seria uma indicação de que eles podem não ter coletado toda a sua urina em um período de 24 horas.
O médico Frank Sacks, da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard concorda e também diz que o estudo apresenta falhas.
“Esse é um estudo problemático”, critica Sacks. “Nós não devemos orientar nenhum tipo de decisão na área de saúde pública com base nele”.
Michael Alderman, um pesquisador da pressão arterial da Faculdade de Medicina Albert Einstein e editor do periódico “American Journal of Hypertension”, diz que a literatura médica sobre o sal e os seus efeitos sobre a saúde é inconsistente. Porém, ele afirma que o novo estudo não é o único a descobrir efeitos adversos das dietas com baixo teor de sódio. O seu próprio estudo, com pessoas que apresentavam hipertensão arterial, revelou que aqueles que ingerem menos sal são os que têm maior probabilidade de morrer.
Alderman diz que no passado já atuou como consultor não remunerado do Instituto do Sal, mas que atualmente não faz consultoria para a instituição e nem para a indústria de alimentos, e tampouco recebe qualquer apoio ou dinheiro dos grupos que integram essa indústria.
Alderman afirma que a redução do consumo de sal traz consequências que vão além da pressão arterial. Isso faz também, por exemplo, com que aumente a resistência à insulina, o que pode gerar o risco de doenças do coração.
“Dieta é uma coisa complicada”, alerta Alderman. “Sempre haverá consequências imprevistas”.
Segundo Alderman, um dos problemas com os debates sobre o sal é que todos os estudos sobre isso são inadequados. Ou eles consistem de estudos baseados em intervenções de curto prazo nas quais os indivíduos ingerem grandes quantidades de sal e depois são privados dessa substância para que se possa avaliar os efeitos disso sobre a pressão sanguínea, ou eles têm o formato de pesquisas, como esta, que observam determinadas populações e avaliam se aqueles indivíduos que consumem menos sal são mais saudáveis.
“Estudos observacionais nos dizem o que um indivíduo vai experimentar se ele selecionar uma determinada dieta”, explica Alderman. “Mas eles não nos dizem o que acontecerá se modificarmos o consumo de sódio das pessoas”.
Alderman diz que o que se faz necessário é um estudo de grandes dimensões no qual os indivíduos participantes sejam escolhidos aleatoriamente para seguirem ou não uma dieta de baixo teor de sódio, e que esses indivíduos sejam acompanhados durantes anos para determinar se a ingestão de menos sal melhora a saúde e reduz o índice de mortes provocadas por doenças cardiovasculares.
Mas outros especialistas dizem que tal estudo jamais será feito.
“Esta é uma daquelas situações realmente interessantes”, diz o médico Lawrence Apple, professor de medicina, epidemiologia e saúde internacional das Instituições Médicas Johns Hopkins. “Podemos dizer, 'Tudo bem, deixemos de lado os estudos observacionais porque eles apresentam todos esses problemas'”. Mas, segundo ele, apesar da virtudes dos testes clínicos aleatórios controlados, um estudo desse tipo “mais será realizado”. Seria impossível manter pessoas em uma dieta de baixo teor de sódio em um mundo no qual tanto sódio é acrescentado aos alimentos preparados.
Briss acrescenta que não seria prudente tomar ações na área de saúde pública enquanto os pesquisadores aguardassem por um teste clínico que poderia se revelar até mesmo inviável.
Mas Alderman discorda.
“Os defensores das dietas de baixo teor de sal sugerem que todos os 300 milhões de norte-americanos sejam submetidos a tal dieta. Mas se esses indivíduos são incapazes de fazer com que as pessoas sigam uma dieta de baixo teor de sal para a realização de um teste clínico, eu me pergunto: sobre o que eles estão falando?”.
E ele acrescenta: “Isso custará dinheiro, mas é por isso que nós fazemos ciência. Também custará dinheiro modificar a composição dos alimentos”.
Tradução: UOL